Psicólogo? Não... Acho que não...


É engraçado como posso "servir" de psicólogo. Sou do tipo de pessoa que não gosta de interferir em determinadas situações, não dou opiniões e muito menos conselhos. Aí me dizem: "Me ajuda, não sei o que faço", ou "O que tenho que fazer?", ou "Tá acontecendo 'isso, isso e isso' comigo e eu não sei o que vou fazer! Me dê uma opinião!". Bem, a verdade é que gosto muito de ajudar as pessoas e faço de tudo pra tal, mas não posso emitir opiniões ou dar conselhos, pois não vivo o que a pessoa vive! Por mais que a pessoa passe horas me explicando o que está passando, não sinto na pele o que ela sente, mesmo que já tenha tido uma experiência parecida. De maneira mais fácil para se entender, o que quero dizer é que por mais que queira ser útil, existem determinadas coisas que não posso fazer ou dizer, pois algumas situações somente a própria pessoa entende e pode resolver.

Bem, portanto quando uma pessoa amiga me diz isso, utilizo desta 'artimanha' para ajudar, ou seja, se é uma coisa que somente a pessoa pode resolver tento induzir-la para que faça isso sozinha, tento direcionar sem interferir, dando palpites, opiniões e etc. como já disse. E sempre, quando terminamos a conversa, a própria pessoa já pensou em uma solução, ou se não, ela irá pensar e encontrar alguma. Bom, não sou psicólogo e nem tenho muita vontade de exercer tal ofício, por mais que ache interessante a profissão, acho que não tenho muita paciência para estudar a respeito. Mas encontro paciência de sobra para saber ouvir as pessoas por horas, sem me cansar, e não sei por qual motivo, gosto disso. Aí me dizem: "Ah! Por que você não faz psicologia?". Bem, quem sabe um dia, depois que concluir todos os objetivos de meu ministério.


0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 BUSÍLIS